Hipertexto é um texto em formato digital e o acesso se dá através de referências específicas denominadas
hiperlinkes.
O dispositivo memex era precursor do moderno computador pessoal embora baseado em microfilme, mas que é chamado hoje o ‘Escritor do Futuro’.
As principais características do hipertexto são:
intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
Alguns autores defendem que o hipertexto acontece nos ambientes digitais e outros acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio.
O hipertexto tem grande relevância na Educação, uma vez que permite o aluno à pesquisa e à produção textual. Ele permite que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa e por descoberta, facilitando a construção individual e coletiva do conhecimento.
O hipertexto contribui também no processo educativo quando traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, podendo organizar material de diferentes disciplinas.
Qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo. O próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta sua competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida. Escrever não é um ato solitário e torna-se mais público e grupal com as possibilidades da tele informação.
‘Mesmo o conhecimento institucionalizado, guardado nos livros, não sendo tão ágeis na disseminação, eles possuem o notório saber, que realmente faz o mundo se desenvolver’.
Mas o navegar pelo hipertexto foi e é uma experiência agradável, instigadora e curiosa.
As oportunidades de conhecimento são inúmeras, e as imagens muitas vezes atrativas.
Há uma maior praticidade e interação de se trabalhar com hipertexto.
Foi um estudo muito gratificante e que contribuirá satisfatoriamente para o aperfeiçoamento da minha formação profissional e prática pedagógica.